Este texto foi escrito por Claudio Marcos e Paulo Marcos, os autores deste site, e o nosso objetivo aqui é explicar a declinação do sânscrito.
Em sânscrito, há três gêneros: masculino, feminino e neutro, e três números: singular, dual e plural. Além disso, Há oito casos gramaticais: Nominativo, Vocativo, Acusativo, Instrumental, Dativo, Ablativo, Genitivo e Locativo. Em sânscrito, qualquer substantivo, adjetivo, numeral ou pronome precisa ser declinado adequadamente antes de ser colocado em uma frase. Então, a declinação é o processo flexionar (ou declinar) um substantivo, adjetivo, numeral ou pronome segundo o gênero, número e caso. Por "flexionar", queremos dizer mudar o final de uma palavra.
Para explicar melhor: qualquer substantivo em sânscrito tem uma forma "bruta" (não declinada), chamada de prātipadika. Essa forma bruta é a forma na qual os substantivos ou adjetivos geralmente aparecem em um dicionário. Por exemplo, aśva é um substantivo masculino que significa "cavalo". Aśva é a forma não declinada (prātipadika) dese substantivo. Em geral, essa forma não declinada não pode ser utilizada "diretamente" em uma frase; como já dissemos acima, ela precisa ser declinada adequadamente em gênero (nesse caso, masculino), número e caso.
Então, por exemplo, aśva declinado no caso Nominativo e número singular é aśvaḥ, e no caso Dativo e número singular é aśvāya. Perceba que, no primeiro caso, um Visarga ("ḥ") foi adicionado à forma não declinada do substantivo, e, no segundo caso, removeu-se o "a" final e adicionou-se a terminação "āya".
Mas o que é caso gramatical? Faladores de português estão familiarizados com o significado de gênero e número, mas não o de caso. Esse conceito não existe em português. Provavelmente, o melhor jeito de explicar o que significa caso gramatical é explicando os 8 casos do sânscrito.
Para uma explicação muito boa sobre o significado de cada caso (e sobre declinação do sânscrito em geral), recomendamos que você leia a primeira página sobre declinação do site Sanskrit & Sánscrito. Mas vamos explicar isso aqui também.
Tenha em mente que o que vamos explicar aqui é apenas o significado geral de cada caso gramatical (a página do Sanskrit & Sánscrito que mencionamos logo acima dá significados e exemplos adicionais).
Nominativo: o caso Nominativo indica o sujeito de uma frase. O sujeito é simplesmente o termo sobre o qual o resto da frase declara alguma coisa. Se a frase tiver um verbo de ação (um verbo que denota uma ação, como "andar" ou "comer"), então o sujeito pode ser visto como quem realiza a ação descrita pelo verbo da frase. Por exemplo, na frase "A casa é grande", "a casa" é o sujeito, e, em "O macaco come a banana", "o macaco" é o sujeito. Então, quando um substantivo exerce o papel de sujeito em uma frase, tem que ser declinado no caso Nominativo.
Por exemplo, uma frase simples como "O cavalo bebe água" poderia ser traduzida para sânscrito como:
अश्वः पिबति जलम् - Aśvaḥ pibati jalam.
Perceba que o exemplo acima está usando a forma Nominativa de aśva (aśvaḥ).
Vocativo: O caso Vocativo indica referência direta, ou seja, é usado para se dirigir explicitamente a uma pessoa em uma frase. Por exemplo, em "Venha aqui, João", "João" é uma expressão vocativa, que indica a pessoa a quem a frase se dirige.
Como um exemplo em sânscrito, existe a seguinte frase na Gurugītā:
त्वं कृपां कुरु मे स्वामिन् - Tvaṁ kṛpāṁ kuru me svāmin.
A frase acima significa: "Tenha misericórdia de mim, mestre". A palavra para "mestre" aqui é svāmin, e svāmin é a forma Vocativa singular do substantivo svāmin, que significa "mestre".
Instrumental: O caso Instrumental generalmente indica situações nas quais, em português, seriam usadas as preposições "com" ou "por meio de". Por exemplo, esse caso pode indicar o instrumento de uma ação (ex.: "Eu quebrei a noz com uma marreta") ou pode indicar companhia (ex.: "Jantei com o meu amigo."). Veja um exemplo em sânscrito de instrumento de uma ação:
धनुषा बाणान् मुमोच - Dhanuṣā bāṇān mumoca.
A frase acima significa "El(a) lançou flechas com o arco". Dhanuṣā significa "com o arco" ou "por meio do arco", e é a forma Instrumental singular do substantivo neutro dhanus, que significa "arco".
Acusativo: O caso Acusativo normalmente indica o objeto direto de uma frase. Em uma frase com um verbo de ação, o objeto direto é simplesmente o receptor da ação descrita pelo verbo. No exemplo dado acima para o Nominativo, "O cavalo bebe água", "água" é o objeto direto. Na tradução para sânscrito dada acima para essa frase, jalam é a forma Acusativa singular do substantivo neutro "jala", que significa "água".
Dativo: o caso Dativo é geralmente usado nos casos em que usaríamos, em português, preposições como "para", e "a". Por exemplo, o conhecido mantra:
ॐ नमः शिवअय - Om̐ namaḥ śivāya.
No exemplo acima, "namaḥ śivāya" significa "saudação a Śiva". Śivāya significa "a Śiva" e é a forma Dativa singular de Śiva.
Ablativo: O caso Ablativo é usado nos casos em que usaríamos, em português, as preposições "de", "desde", "por causa de", "a partir de", "por causa de", etc. Por exemplo, शिवात् śivāt, que é o Locativo singular de Śiva, significa "a partir de Śiva" ou "por causa de Śiva", dependendo do contexto.
Genitivo: o caso Genitivo indica possessão. É geralmente usado nos casos em que usaríamos, em português, a preposição "de". Por exemplo, रामस्य rāmasya é o Genitivo singular de Rāma. Portanto, significa "de Rāma" ou "que pertence a Rāma".
Locativo: o caso Locativo generalmente indica lugar (por exemplo, como a preposição "em" do português). Por exemplo, ग्रामे grāme é a forma Locativa de grāma (substantivo masculino), que significa "vila". Portanto, grāme significa "na vila".
Nota sobre regras de Sandhi: Como declinação envolve combinar uma palavra com uma terminação, regras de Sandhi são utilizadas com muita frequência nesse processo. As regras de Sandhi são as regras por meio das quais as palavras (ou prefixos, terminações, etc.) em sânscrito mudam quando são colocadas juntas. Se você não conhece as regras de Sandhi, recomendamos que leia os documentos sobre Sandhi (Combinação) do site Sanskrit & Sánscrito antes de tentar estudar declinação (ou qualquer outro tópico da gramática do sânscrito).
Essa lista completa de regras de Sandhi é muito útil se você quiser procurar alguma regra específica.