Ferramentas de sânscrito

Sobre este website

Este website foi criado com a intenção de ajudar o estudo da gramática do sânscrito.

O objetivo é fornecer ferramentas que exibam as tabelas de declinação e conjugação de substantivos e verbos do sânscrito, bem como uma ferramenta que faça a análise de formas declinadas ou conjugadas. O objetivo também é fornecer um dicionário sânscrito-inglês, baseado no dicionário Monier Williams, onde cada substantivo ou verbo esteja ligado às suas tabelas corretas de conjugação ou declinação.

Também estamos trabalhando na escrita de um texto on-line sobre gramática do Sânscrito que tem como objetivo explicar como os substantivos são declinados (e, no futuro, provavelmente também a conjugação de verbos).

Pretendemos fornecer referências (fontes) confiáveis para cada informação sobre gramática dada neste website. Por exemplo, você perceberá que cada tabela de declinação está ligada à página e parágrafo do livro "A Sanskrit grammar for beginners" (de Müller) onde é descrito o respectivo paradigma de declinação. Isso é importante porque permite ao usuário verificar e validar se a informação em questão está correta (portanto, o usuário não precisa confiar na nossa palavra).

Autores: Claudio Marcos Durand Segal e Paulo Marcos Durand Segal.

Referências utilizadas

Toda a informação sobre declinação de substantivos e conjugação de verbos foi extraída das seguintes fontes, ambas da biblioteca archive.org:

Tanto o dicionário sânscrito-inglês quanto o banco de dados de palavras utilizado pelas ferramentas de declinação e conjugação nesse website são baseados na versão digitalizada do dictionário Monier Williams por IITS - Köln (que pode ser baixada aqui). A versão escaneada desse dicionário também pode ser encontrada na biblioteca archive.org.